Defensoria pública em Santa Catarina

breve análise sobre a assistência jurídica gratuita no âmbito estadual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3333

Palavras-chave:

Assistência Jurídica Gratuita, Defensoria Pública, Acesso à Justiça

Resumo

A Defensoria Pública é uma instituição permanente, essencial para a função jurisdicional do Estado, assim sendo responsável pela orientação jurídica, direitos humanos e sua defesa, em qualquer grau sendo eles judiciais ou extrajudiciais, com base nos direitos individuais e coletivos, age de forma integral e gratuita aos mais necessitados, conforme artigo 5º da Constituição Federal.  Mas em Santa Catarina foi instaurada apenas em 2012, assim, surge o questionamento: Quais os principais aspectos da Defensoria Pública no Estado de Santa Catarina e como se dá a prestação de assistência jurídica gratuita no âmbito do estado catarinense?  O objetivo principal é analisar como a Defensoria Pública atua no Estado de Santa Catarina e como se dá a assistência jurídica no âmbito catarinense. Para a realização da pesquisa foi utilizado o método de abordagem dedutivo, partindo da base teórica sobre o conceito de funções da Defensoria Pública, para em seguida analisar o caso concreto de Santa Catarina, aplicando a técnica de pesquisa bibliográfica e documental, a partir de revisão doutrinária e legislação brasileira. Concluiu-se que há uma grande demanda da população carente que necessita de assessoria jurídica e não tem condições de pagar os custos dos honorários de um advogado particular. Portanto, a complementação realizada pelos dois modelos de defensoria presentes no estado é adequada e contribui efetivamente para o acesso à justiça.

Biografia do Autor

Ana Luzia Finger, Universidade do Contestado (UNC)

Discente do Curso de Direito. Universidade do Contestado. Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Morgana Henicka Galio, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), professora no curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Finger, A. L., & Galio, M. H. (2021). Defensoria pública em Santa Catarina: breve análise sobre a assistência jurídica gratuita no âmbito estadual. Academia De Direito, 3, 1141–1163. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3333

Edição

Seção

Artigos