Violência doméstica e familiar contra a mulher

a desigualdade de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3273

Palavras-chave:

Igualdade de gênero, Lei Maria da Penha, Direitos da mulher, Violência contra a mulher, Empoderamento

Resumo

A Lei nº 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, define medidas de proteção das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A aprovação da lei trouxe medidas que possibilitam encorajar as vítimas a buscarem do Estado respostas mais efetivas. Este artigo tem como objetivo demonstrar com que frequência ocorre a violência doméstica e familiar contra a mulher. Propõe-se, assim, apresentar reflexões e analisar a influência de uma evolução histórica de hábitos culturais fundamentados em discursos patriarcais. Trata-se de uma das formas mais comuns de manifestação de violência, da dominação da força do homem e do poder. Foi utilizada metodologia dedutiva, por meio de técnica de revisão bibliográfica e jurisprudencial. Conclui-se pela necessidade de exigência de políticas públicas focadas não somente no combate à violência, mas também no estímulo ao empoderamento econômico e ao empreendedorismo feminino, que poderia auxiliar na autonomia econômica e igualdade de oportunidades no mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Ana Paula Camargo, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmica de Direito na Universidade do Contestado - UnC, campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Eduardo Puhl, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa “Proteção Das Liberdades Na Sociedade Do Controle”. Membro do Grupo de Pesquisa "Justiça, Sociedade e Direitos Humanos" (CNPq/UnC). Professor na Universidade do Contestado - UnC, campus Concórdia. Agente Penitenciário – Departamento de Administração Prisional do Estado de Santa Catarina. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Camargo, A. P., & Puhl, E. (2021). Violência doméstica e familiar contra a mulher: a desigualdade de gênero. Academia De Direito, 3, 1200–1214. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3273

Edição

Seção

Artigos