A propriedade intelectual aplicada às tecnologias imateriais

desafios do direito e doutrina

Autores

  • Pedro Félix Bail Universidade do Contestado (UnC)
  • Patricia Minini Wechinewsky Universidad de La Empresa - Montevidéu Uruguai ; Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3234

Palavras-chave:

Patenteabilidade, Softwares, Propriedade Intelectual, Tecnologia imaterial

Resumo

Este trabalho busca alimentar o necessário debate sobre a patenteabilidade dos programas de computador e das tecnologias imateriais. Em geral, a doutrina majoritária considera patenteável apenas o software necessário para viabilizar um efeito técnico em um hardware. O questionamento aventado é saber qual o planejamento jurídico ideal cumulado com as estratégias defensivas a serem adotadas pelo autor para salvaguardar o direito intelectual neste grande mercado. Como objetivo geral destaca-se analisar as estratégias eficazes de planejamento jurídico defensivo da propriedade intelectual contida nos programas de computadores durante sua fase de desenvolvimento, introdução ao mercado e distribuição. Para tanto como objetivos específicos busca-se evidenciar a importância das cláusulas contratuais sigilosas no desenvolvimento de softwares para possibilitar a futura defesa de seus direitos autorais, demonstrar as divergências ocasionadas pela aplicação de leis idênticas às obras literárias e musicais aos programas de computadores, discutir casos reais e precedentes. O método de pesquisa utilizado foi o dialético, o procedimento foi o comparativo visto que se analisa precedentes judiciais estrangeiros e brasileiros sobre o tema. A técnica de pesquisa é a documental indireta. Como conclusão destaca-se que a situação ascende a necessidade da adaptação do direito autoral, para capacitá-lo a atender as criações contemporâneas imateriais, ou a implementação destas criações na propriedade industrial. Tais tecnologias tornaram-se tão valiosas quanto o equipamento que lhes dá suporte.

Biografia do Autor

Pedro Félix Bail, Universidade do Contestado (UnC)

Acadêmico da 10ª do curso de Direito. Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Patricia Minini Wechinewsky, Universidad de La Empresa - Montevidéu Uruguai ; Universidade do Contestado (UnC)

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). Atualmente é professora na Universidade do Contestado - UNC campus Canoinhas e Mafra-SC. Também é professora particular de inglês. É professora de inglês certificada TESOL pelo Instituto Uniprep da California - USA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e direito Internacional, atuando principalmente no seguinte tema: tradução de inglês, direito privado e direito de família. Tem pós graduação em Direito Privado Contemporâneo pela UNC- Universidade do Contestado e em Direito Processual Civil pela Uniderp. Concluiu pós-graduação de Tradução de Inglês na universidade Estácio de Sá com nota máxima no trabalho de conclusão de curso. Atualmente é Mestranda na Universidad de La Empresa - Uruguai no programa de pós-graduação strictu sensu em Direito das Relações Internacionais e Integração da América Latina.

 

Downloads

Publicado

2021-07-29

Como Citar

Bail, P. F., & Wechinewsky, P. M. (2021). A propriedade intelectual aplicada às tecnologias imateriais: desafios do direito e doutrina. Academia De Direito, 3, 675–694. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3234

Edição

Seção

Artigos