A desburocratização dos procedimentos licitatórios em busca de celeridade no combate ao Coronavirus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3229

Palavras-chave:

Administração pública, Licitação, Contratos, Coronavírus

Resumo

O presente artigo busca estudar sobre a desburocratização dos procedimentos licitatórios, que surgiram visando a celeridade nas contratações públicas para o enfrentamento da emergência sanitária causada pelo novo coronavírus. A administração pública deve agir pautada estritamente nos ditames legais, assim na ocorrência de situações como a que se vive no momento, necessário que sejam criados mecanismos legais a fim de possibilitar celeridade nos procedimentos da administração pública para atender a demanda de forma eficiente. Por meio de pesquisa bibliográfica, embasada no método dedutivo, constatou-se que as inovações legislativas instituídas pela Lei nº 13.979/2020 e suas alterações dada pela Lei nº 14.035/2020, implementaram mecanismos simplificados nas contratações públicas para o enfrentamento da emergência de saúde, considerando a celeridade e simplicidade que aduzem, via de regra, especificamente nas contratações que se relacionam a contenção da disseminação do novo coronavírus.

Biografia do Autor

Diogo Oliveira, Universidade do Contestado (UnC)

Graduando de Direito pela Universidade do Contestado. Campus Marci?lio Dias. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Cilmara Corrêa de Lima Fante, Universidade do Contestado

Advogada, mestre em Desenvolivmento Regional pela Universidade do Contestado. Professora no curso de Direito da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

 

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

Oliveira, D., & Fante, C. C. de L. (2021). A desburocratização dos procedimentos licitatórios em busca de celeridade no combate ao Coronavirus. Academia De Direito, 3, 265–281. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3229

Edição

Seção

Artigos