O dever legal de proteção ao idoso e a responsabilização dos descendentes por abandono afetivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3228

Palavras-chave:

Idoso, Responsabilidade Civil, Abandono afetivo

Resumo

À família cabe proporcionar um envelhecimento saudável, digno, tranquilo e principalmente afetivo, apoiado no dever recíproco de cuidado e respeito entre os familiares. Os idosos são pessoas que já contribuíram muito com a sociedade, contudo, para serem retribuídos de forma adequada, enfrentam muitas dificuldades pelo não reconhecimento do seu valor. Baseado nos dados estatísticos do envelhecimento da população brasileira e o dever legal da família na proteção do idoso, o presente artigo tem como objetivo geral pesquisar a possibilidade de responsabilização dos descendentes, por abandono afetivo do idoso, gerando indenização por dano moral. Considerando os objetivos específicos deste trabalho, serão estudados os seguintes temas: envelhecimento da população brasileira, o conceito de idoso, dever legal da família na proteção do idoso, responsabilidade por abandono afetivo, os precedentes jurisprudenciais relativo ao abandono afetivo e os projetos de lei que visam a responsabilização pelo abandono afetivo do idoso. A metodologia empregada foi o método dedutivo, com pesquisa bibliográfica e documental, a partir da consulta de artigos, legislação e jurisprudência.

Biografia do Autor

Elisangela Magnani Ziemniczak, Universidade do Contestado (UnC)

Graduanda de Direito pela Universidade do Contestado. Campus Marci?lio Dias. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Cilmara Corrêa de Lima Fante, Universidade do Contestado (UnC)

Advogada, mestre em Desenvolivmento Regional pela Universidade do Contestado. Professora no curso de Direito da Universidade do Contestado.

 

Downloads

Publicado

2021-07-29

Como Citar

Ziemniczak, E. M., & Fante, C. C. de L. (2021). O dever legal de proteção ao idoso e a responsabilização dos descendentes por abandono afetivo. Academia De Direito, 3, 753–774. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3228

Edição

Seção

Artigos