Violência contra mulher

possível novo horizonte para as medidas protetivas?

Autores

  • Kamyla Maieski Universidade do Contestado (UnC)
  • Paulo Silas Taporosky Filho Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3214

Palavras-chave:

Criminologia feminista, Lei Maria da Penha, Violência Doméstica e Familiar contra a mulher

Resumo

O presente escrito tem como objetivo apresentar as formas de violência sofridas pelas mulheres pelo ponto de vista da criminologia feminista, expondo as medidas protetivas de urgência em sua (in)neficiência – ao considerar a finalidade para a qual se destinam. Inicialmente, expõe-se pela perspectiva feminista a violência doméstica e familiar sofrida pela mulher, abordando a Lei Maria da Penha no que diz respeito às medidas protetivas de urgência, destacando sua finalidade e o paradigma social da violência contra a mulher na contemporaneidade que necessita de superação mediante outras posturas estatais e da sociedade como um todo. Nesse sentido, destaca-se que as medidas atualmente existentes não são suficientes para dar conta da problemática da violência contra a mulher, pois pautadas muitas vezes num mero caráter repressivo. Por assim ser, aborda-se recente alteração na Lei Maria da Penha, dada pela Lei n.º 13.984/20, que acrescentou duas novas modalidades de medidas protetivas que possuem outra abordagem em sua prática, uma vez que voltadas ao tratamento do agressor ante ao cometimento da violência, apontando para tal alteração como possível rompimento de um paradigma meramente repressivo e voltado para um tratamento mais abrangente da problemática. A elaboração do presente artigo se pautou em revisão bibliográfica com abordagem da inovação legislativa pelo método hipotético-dedutivo.

Biografia do Autor

Kamyla Maieski, Universidade do Contestado (UnC)

Acadêmica da 10ª fase do curso de Direito da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Paulo Silas Taporosky Filho, Universidade do Contestado (UnC)

Mestre em Direito pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER); Especialista em Ciências Penais; Especialista em Direito Processual Penal; Especialista em Filosofia; Pós-graduando (lato sensu) em Teoria Psicanalítica; Professor de Processo Penal na Universidade do Contestado (UnC); Professor de Direito Penal no Centro Universitário Internacional (UNINTER); Advogado; Membro da Comissão de Prerrogativas da OAB/PR; Membro da Rede Brasileira de Direito e Literatura; Diretor de Relações Sociais e Acadêmico da Associação Paranaense dos Advogados Criminalistas (APACRIMI).

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

Maieski, K. ., & Taporosky Filho, P. S. (2021). Violência contra mulher: possível novo horizonte para as medidas protetivas?. Academia De Direito, 3, 525–540. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3214

Edição

Seção

Artigos