A (in)aplicabilidade do princípio da dignidade da pessoa humana frente a maternidade no sistema prisional brasileiro

Autores

  • Francieli Elias Universidade do Contestado (UnC)
  • Ana Cássia Gatelli Pscheidt Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3210

Palavras-chave:

Maternidade, Presídios, Legislação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever a realidade vivenciada nos estabelecimentos prisionais femininos, em especial as condições das mulheres grávidas, parturientes e lactantes, em confronto com o princípio da dignidade da pessoa humana. Buscou-se analisar o que o ordenamento jurídico brasileiro e tratados internacionais apresentam em relação ao tema, bem como quais são os direitos assegurados, além de verificar a situação atual dos presídios femininos e a efetividade da legislação vigente com relação a maternidade. Trata-se de pesquisa bibliográfica, na qual se utilizou de método dedutivo, com pesquisa doutrinária, da legislação e jurisprudencial. Neste contexto, procurou-se verificar se há efetivação das garantias asseguradas na Constituição da República Federativa do Brasil, na Lei de Execução Penal e nos dispositivos internacionais, observando se as determinações cumprem aquilo que delas é esperado e respeitam as peculiares das mulheres grávidas, parturientes e lactantes em situação de cárcere, e se tal problemática se trata de um problema de ordem legislativa ou de ordem política e operacional.

Biografia do Autor

Francieli Elias, Universidade do Contestado (UnC)

Graduanda do curso de Direito. Universidade do Contestado - Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Ana Cássia Gatelli Pscheidt, Universidade do Contestado (UnC)

Professora do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório III e IV no Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade do Contestado - Campus Mafra/SC, Professora Universitária, Especialista em Direito do Trabalho, Direito Ambiental, Direito Processual Civil, Metodologia da Educação no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Criminologia. Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Elias, F., & Pscheidt, A. C. G. (2021). A (in)aplicabilidade do princípio da dignidade da pessoa humana frente a maternidade no sistema prisional brasileiro. Academia De Direito, 3, 737–762. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3210

Edição

Seção

Artigos