A Lei n. 13.784/2019

uma análise acerca dos obstáculos enfrentados pelos microempreendedores individuais

Autores

  • Jeniffer Lethícia Leineker Universidade do Contestado (UnC)
  • Elizeu Luiz Toporoski Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3207

Palavras-chave:

Empresário, MEI, Liberdade econômica

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo principal a realização de uma análise acerca dos obstáculos enfrentados pelos Microempreendedores Individuais – MEI, tendo como base a Lei n. 13.784/2019, nomeada como “A Lei da Liberdade Econômica”, que teve sua origem através da Medida Provisória n. 915, de 2019, aprovada pelo Senado em 21 de agosto de 2019. No fito de demonstrar os principais obstáculos enfrentados pelos Microempreendedores Individuas – MEI do município de Mafra/SC, foi trazido à baila dados coletados através do método monográfico ou estudo de caso, utilizando-se ainda o método dedutivo como método de abordagem. A pesquisa de campo foi realizada na plataforma online do Google Formulário, com perguntas específicas na forma de questionário de perguntas, constatando-se a participação espontânea de Microempreendedores Individuais – MEI do município de Mafra/SC. Em suma, evidencia-se que os três principais obstáculos enfrentados atualmente é a dificuldade em conseguir crédito e dinheiro, dificuldade em encontrar fornecedores baratos e confiáveis e dificuldade em planejar e organizar o crescimento da empresa.

Biografia do Autor

Jeniffer Lethícia Leineker, Universidade do Contestado (UnC)

Acadêmica de Graduação em Direito, Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Elizeu Luiz Toporoski, Universidade do Contestado (UnC)

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-graduação (especialização) em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná/Faculdades Integradas do Brasil. Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Unibrasil. Professor de Direito na Universidade do Contestado (Unc), Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-05-11

Como Citar

Leineker, J. L. ., & Toporoski, E. L. (2021). A Lei n. 13.784/2019: uma análise acerca dos obstáculos enfrentados pelos microempreendedores individuais. Academia De Direito, 3, 442–464. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3207

Edição

Seção

Artigos