A aplicabilidade da qualificadora do feminicídio à mulher transexual

Autores

  • João Guilherme Reisdorfer Universidade do Contestado (UnC)
  • Eduardo Puhl Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.3188

Palavras-chave:

Feminicídio, Transexualidade, Dignidade da pessoa humana, Violência doméstica, Gênero feminino

Resumo

O presente artigo tem por escopo analisar a possibilidade de aplicação da qualificadora do feminicídio à mulher transexual, notadamente em razão do elevado número de homicídios perpetrados em face da mulher no atual cenário, em decorrência de violência doméstica e familiar. Para tanto, foram analisados os conceitos de feminicídio e transexual, com base no entendimento de diversos doutrinadores, já que há duas correntes doutrinárias sobre esta questão, pois há aqueles que entendem que, de fato, é possível a incidência da qualificadora às mulheres transexuais, enquanto que outros possuem o entendimento de que somente é possível sua aplicação para mulheres do sexo biológico feminino. Isso porque, a qualificadora do feminicídio, prevista no inciso VI, §2º, do artigo 121 do Código Penal, tem o objetivo de tornar mais rigorosa a penalidade para o agente que praticar o crime de homicídio em face do gênero feminino. Posteriormente, fora feita uma análise do emprego da qualificadora do feminicídio em delitos perpetrados em face de mulheres transexuais, chegando-se a conclusão de que sim, fora aplicada a qualificadora a mulher transexual. O método utilizado foi o dedutivo, ou seja, foram feitas pesquisas bibliográficas, revisão de doutrinas, pesquisas jurisprudências, buscas em artigos científicos e consulta a legislação brasileira.

Biografia do Autor

João Guilherme Reisdorfer, Universidade do Contestado (UnC)

Graduando em Direito, Universidade do Contestado. Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Eduardo Puhl, Universidade do Contestado (UnC)

Mestre em Direito (Direitos Fundamentais Civis) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Membro do Grupo de Pesquisa "Justiça, Sociedade e Direitos Humanos" (CNPq/UnC). Professor do Curso de Direito da Universidade do Contestado (UnC) - Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-11-13

Como Citar

Reisdorfer, J. G., & Puhl, E. (2020). A aplicabilidade da qualificadora do feminicídio à mulher transexual. Academia De Direito, 2, 715–736. https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.3188

Edição

Seção

Artigos