Banco de dados de DNA sob o prisma da criminologia crítica

Autores

  • Alessandra Pereira da Silva Raldi Universidade do Contestado (UnC)
  • Eduardo Puhl Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3184

Palavras-chave:

Cesare Lombroso, Atavismo, Ácido Desoxirribonucleico, Conjunto de dados, Neodeterminismo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o banco de dados de DNA sob o prisma da teoria do Homem Delinquente de Cesare Lombroso inserido no contexto atual. Pelo fato do banco de dados de DNA ser uma central, onde estão armazenados os materiais genéticos coletados de criminosos condenados pela justiça, à primeira coisa que vem à mente é um possível ressurgimento da teoria do criminoso nato de Cesare Lombroso. Assim, diante da ampliação do banco de dados de DNA, emerge a relevância de um estudo dentro da criminologia crítica, realizando comparações entre a teoria de Lombroso e a criminologia crítica atualmente, no intuito de verificar a compatibilidade do banco de dados de DNA e o Neodeterminismo. O método utilizado de pesquisa foi à revisão bibliográfica comparativa, baseada em doutrinas, leis e teses.

Biografia do Autor

Alessandra Pereira da Silva Raldi, Universidade do Contestado (UnC)

Graduanda em Direito. Universidade do Contestado (UnC). Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Eduardo Puhl, Universidade do Contestado (UnC)

Mestre em Direito (Direitos Fundamentais Civis) na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Membro do Grupo de Pesquisa "Justiça, Sociedade e Direitos Humanos" (CNPq/UnC). Professor do Curso de Direito da Universidade do Contestado (UnC) - Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-02-10

Como Citar

Raldi, A. P. da S., & Puhl, E. (2021). Banco de dados de DNA sob o prisma da criminologia crítica. Academia De Direito, 3, 124–142. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3184

Edição

Seção

Artigos