Operações de crédito externo

nova fonte de receita aos entes da federação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3175

Palavras-chave:

Crédito Externo, Legislação, Fluxo das Operações, Análise

Resumo

O presente artigo teve como objetivo compreender como ocorrem os processos de operações de Crédito Externo no Brasil, iniciando pela analise as disposições constitucionais pertinentes, especificamente, vale a pena assinalar o artigo 52 da Constituição Federal, dentre outras legislações aplicáveis ao caso. O trabalho utiliza do procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica-investigativa que integra uma ampla revisão na legislação governamental sobre os processos de Crédito Externo. Deste modo, o estudo contempla 3 etapas: primeiramente análise das disposições constitucionais aplicáveis ao caso. Foi necessário, diferenciar as espécies de operação de crédito, compreender os limites legais e o funcionamento da Garantia do Tesouro Nacional. Para alcançar tal objetivo, em uma segunda etapa, foi fundamental compreender o papel dos diversos entes governamentais envolvidos no processo e a competência especial de cada um deles. Finalmente, foi estabelecido um fluxo das operações de Crédito Externo, além da análise das preposições já aprovadas no presente ano de 2020, suas origens, finalidades e valores. Verificou-se a quantidade anual de preposições dos últimos 20 anos, apurou-se que não houve incremento nos pedidos de contratação de crédito externo nos últimos cinco anos.

Biografia do Autor

Leonardo Luiz Pigatto, Universidade do Contestado (UNC)

Graduando em Direito pela Universidade do Contestado, Campus de Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

João Carlos Valentim Veiga Junior, Universidade do Contestado (UNC)

Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Bolsista integral da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste). Graduado e Mestre em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Professor no curso de graduação em Direito. Universidade do Contestado. Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-07-29

Como Citar

Pigatto, L. L., & Veiga Junior, J. C. V. (2022). Operações de crédito externo: nova fonte de receita aos entes da federação?. Academia De Direito, 4, 1379–1396. https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3175

Edição

Seção

Artigos