Direito desportivo

o contrato de trabalho do atleta profissional de futebol segundo a Lei Pelé

Autores

  • Isabely Machado de Carvalho Universidade do Contestado (UnC)
  • Elizeu Luiz Toporoski Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3169

Palavras-chave:

Direito trabalhista, Desportivo, Contrato

Resumo

No presente estudo salienta-se as características e peculiaridades do contrato especial de trabalho do atleta profissional de futebol junto ao clube que o contrata. A relação jurídica no âmbito do direito trabalhista possui diferentes formas de atuação, sendo a modalidade de atleta desportivo o principal foco desse artigo, todavia, para que sejam analisadas as características desse tipo de trabalho faz-se necessário o entendimento de que forma se compõe uma relação jurídica e um contrato de trabalho no âmbito do Direito do Trabalho, bem como o viés constitucional na forma de princípios garantindo que seja justo para ambas as partes que compõe a relação de trabalho. No entanto, ao analisar na prática como é aplicado a Lei Pelé nos contratos e nas situações do cotidiano de um atleta, tais como seu uso de direito de imagem ou ainda quais as sanções em caso de descumprimento de uma determinação legal com o consequente afastamento deste no treinamento. Por fim, através de entendimento jurisprudencial foi elucidado na prática uma lide que envolva pretensões distintas por clube e atleta profissional e de que maneira é desenvolvido o seu julgamento.

Biografia do Autor

Isabely Machado de Carvalho, Universidade do Contestado (UnC)

Graduanda em Direito, Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil

Elizeu Luiz Toporoski, Universidade do Contestado (UnC)

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-Graduação (especialização) em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná/Faculdades Integradas do Brasil. Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Unibrasil. Chefe de Cartório da 1ª Vara Cível de Mafra/SC. Professor de Direito na Universidade do Contestado (UnC). Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-07-29

Como Citar

Carvalho, I. M. de, & Toporoski, E. L. (2021). Direito desportivo: o contrato de trabalho do atleta profissional de futebol segundo a Lei Pelé. Academia De Direito, 3, 713–736. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3169

Edição

Seção

Artigos