Feminismo

o combate a cultura do estupro

Autores

  • Ariane Corrêa de Lara Universidade do Contestado (UnC)
  • Adriane de Oliveira Ningeliski Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3160

Palavras-chave:

Feminismo, Empoderamento, Cultura do Estupro, Direitos da Mulher

Resumo

O feminismo é um movimento social, político e econômico que luta por direitos iguais entre mulheres e homens. Discute o empoderamento feminino, sororidade e a experiência subjetiva entre mulheres. É uma aliança na qual todas são irmãs nas batalhas contra a opressão masculina e patriarcal. Também é uma forma de entender, discutir e combater a cultura do estupro, que culpabiliza as vítimas de violência sexual, sendo uma forma de conscientização social. O objetivo do presente estudo é demonstrar como o feminismo é uma forte opção para a desmitificação do crime de estupro e para a educação de jovens para ter o respeito necessário para com as mulheres. A metodologia utilizada é dedutiva, pois o tema é pertinente, pois o Brasil tem elevados índices de violência sexual contra as mulheres e este crime é até mesmo incentivado nas redes sociais, onde há páginas específicas para destilar o ódio às mulheres. O desrespeito pela condição da mulher como um ser humano é uma das principais causas da cultura do estupro e o feminismo luta para desconstruir a ideia de que a mulher nasceu para servir e que não possui quaisquer direitos. Luta para que seja reconhecida a mulher a sua dignidade e seus direitos.

Biografia do Autor

Ariane Corrêa de Lara, Universidade do Contestado (UnC)

Acadêmica do Curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Adriane de Oliveira Ningeliski, Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

Doutoranda e Mestre em Direito, Centro Universitário Autônomo do Brasil, Docente e Pesquisadora da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

Lara, A. C. de, & Ningeliski, A. de O. (2021). Feminismo: o combate a cultura do estupro. Academia De Direito, 3, 541–566. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3160

Edição

Seção

Artigos