A responsabilidade civil por vício oculto do produto em relação ao direito de indenização ao consumidor

Autores

  • Samantha da Silva Universidade do Contestado
  • Vlademir Vilanova Moreira Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3146

Palavras-chave:

Direito do Consumidor, Vício do Produto, Responsabilidade Civil, Direito de Indenização

Resumo

Objetivando, através do método dedutivo, esclarecer a problemática de “qual e de quem é a responsabilidade na hora de indenizar o consumidor final de um produto eivado de vício?”, examina-se o instituto da Responsabilidade Civil em relação à obrigação de indenizar o consumidor por vícios ocultos oriundos do produto comercializado. Para melhor entendimento do tema, após breve análise introdutória da Lei Consumerista em relação ao seu papel na defesa do consumidor e acerca de seus direitos básicos, adentra-se no conceito de produto, de seus vícios, derivações e distinções, bem como nos conceitos de fornecedor, fabricante e comerciante, e consumidor final e nos tipos de Responsabilidade Civil sob a ótica do Código de Defesa do Consumidor. Após, analisa-se os direitos e as garantias do consumidor e se a responsabilidade para indenizar o consumidor final de um produto é do fornecedor fabricante ou do fornecedor comerciante, bem como as excludentes de responsabilidade, sob a égide dos estudos constantes do Código de Defesa do Consumidor, do Código Civil, da doutrina e da jurisprudência. Diante do estudo, verificou-se que dever do fornecedor (fabricante ou comerciante) a obrigação de indenizar o consumidor final pelo vício que se apresentou no produto disposto à comercialização, com base na responsabilidade civil objetiva determinada pelo Código de Defesa do Consumidor. Todavia, a caracterização dos danos morais dependerá do caso concreto.

Biografia do Autor

Samantha da Silva, Universidade do Contestado

Acadêmica de direito da Universidade do Contestado, Campus Mafra, Santa Catarina, Brasil.

Vlademir Vilanova Moreira, Universidade do Contestado (UnC)

Mestre em Ciência Jurídica, pela Universidade do Vale do Itajaí, Docente do Curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Carina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

Silva, S. da, & Moreira, V. V. (2021). A responsabilidade civil por vício oculto do produto em relação ao direito de indenização ao consumidor. Academia De Direito, 3, 191–216. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3146

Edição

Seção

Artigos