A influência da mídia nos julgamentos do Tribunal do Júri

Autores

  • Tatiane Werka Universidade do Contestado
  • Eduardo Borges Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3128

Palavras-chave:

Tribunal do Júri, Mídia, Influ`ência, Conflito, Proporcionalidade

Resumo

O presente artigo científico apresenta a problemática sobre a influência da mídia nos julgamentos do Tribunal do Júri quando crimes dolosos contra a vida têm grande repercussão por meio dos veículos de informação. O objetivo geral é demonstrar o poder da mídia em formar opinião pública e as possíveis alterações na convicção interna do Corpo de jurados, geradas através da prévia exposição indevida de matéria referente à casos de julgamento do Tribunal do Júri. São abordados também, aspectos referentes aos princípios ligados ao Tribunal do Júri em confronto com os direitos assegurados à mídia, e ainda, a análise da aplicação do princípio da proporcionalidade entre os valores conflitante, como solução do assunto em tela. Por fim, o artigo apresenta um caso concreto famoso que contribui para melhor percepção do problema em questão. O método utilizado neste artigo é o método dedutivo, o qual analisa as informações obtidas através de pesquisas, utilizando o raciocínio e dedução para obter uma conclusão a respeito do prejuízo causado ao acusado em situações de imparcialidade dos jurados influenciados midiaticamente.

Biografia do Autor

Tatiane Werka, Universidade do Contestado

Acadêmica de Direito da Universidade do Contestado, campus Mafra, Santa Catarina, Brasil.

Eduardo Borges, Universidade do Contestado (UnC)

Bacharel em direito pela Universidade do Contestado. Mestrando em Direito Administrativo pela Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Werka, T., & Borges, E. (2021). A influência da mídia nos julgamentos do Tribunal do Júri. Academia De Direito, 3, 763–788. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3128

Edição

Seção

Artigos