O combate ao absenteísmo discente promovido pelo Ministério Público na Comarca de Papanduva no ano de 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3125

Palavras-chave:

Educação , Ministério Público, Programa APOIA

Resumo

O presente estudo teve como propósito investigar como o Ministério Público combateu o problema do absenteísmo discente na Comarca de Papanduva, durante o ano de 2019. Para tanto, preliminarmente abordou-se o direito à educação, fundamental e essencial para o desenvolvimento pessoal, econômico e social, juntamente com as diretrizes e tutelas contidas na Constituição Federal e nas Leis 8.069/90 e 9.394/96. Na sequencia, analisou-se a estrutura e atribuições do Ministério Público, seu papel como guardião do direito à educação e o funcionamento do programa APOIA, principal sistema utilizado pelo parquet em casos envolvendo absenteísmo escolar. Após, utilizou-se de dados estatísticos do APOIA relacionados à Comarca de Papanduva, com informações sobre os métodos, motivações e taxa de êxito, culminando em melhor perspectiva acerca da efetividade do programa e da atuação do Ministério Público. A metodologia utilizada foi o método indutivo, através da análise qualitativa e quantitativa, com pesquisa bibliográfica, levantamento e análise de dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Sidney da Silva, Universidade do Contestado

Graduando em Direito, Universidade do Contestado - UnC. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Cilmara Corrêa de Lima Fante, Universidade do Contestado

Advogada, mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado. Professora no curso de Direito da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

 

Downloads

Publicado

2021-04-27

Como Citar

Silva, D. S. da ., & Fante, C. C. de L. (2021). O combate ao absenteísmo discente promovido pelo Ministério Público na Comarca de Papanduva no ano de 2019. Academia De Direito, 3, 323–346. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3125

Edição

Seção

Artigos