Caminhos para mudança paradigmática com relação ao direito animal e combate aos maus-tratos

Autores

  • Gabriela Silva Schlichting Batista Universidade do Contestado (UnC)
  • Alan Pinheiro de Paula Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.3089

Palavras-chave:

Direito dos Animais, Maus-Tratos, Legislação

Resumo

A pesquisa aborda a questão do Direito Animal com foco no desenvolvimento das medidas de proteção contra abusos e maus-tratos. O tema tem evocado debates em todo o mundo, e vem conquistando maior visibilidade, atenção e interesse com a repercussão das denúncias de práticas de abusos e maus-tratos. Seguindo a metodologia de pesquisa bibliográfica, aborda-se a questão em três aspectos: primeiramente, uma apresentação a nível histórico e teórico, onde é enfatizada a predominância da concepção antropocêntrica e as críticas hodiernas que a ela se destinam. Observa-se que a noção de “senciência” tem sido o pivô para uma alteração do paradigma que concerne à causa animal. Em seguida, passa-se a considerar as leis de proteção em vigor no Brasil, bem como as justificativas para a última proposta de alteração, do final de 2019, e o registro das anteriores. Por fim, levanta-se as seguintes perguntas: as penalidades impostas por maus tratos no âmbito nacional seriam adequadas e suficientes? Comparativamente, com relação à legislação de outros países, em que pé se encontra o aparato jurídico específico? Conclui-se afirmando que, ainda que o acirramento das medidas punitivas desempenhem papel especial na resolução dos casos de abuso, uma modificação significativa só se dará através da atualização do aspecto técnico-jurídico numa consonância com o eixo ético-filosófico.

Biografia do Autor

Gabriela Silva Schlichting Batista, Universidade do Contestado (UnC)

Graduanda em Direito, Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Alan Pinheiro de Paula, Universidade do Contestado (UnC)

Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Especialista em Gestão de Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Especialista em Direito Constitucional pela Damásio Educacional. Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Professor de Direito na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e na Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil. Delegado de Polícia.

Downloads

Publicado

2020-10-27

Como Citar

Batista, G. S. S., & Paula, A. P. de. (2020). Caminhos para mudança paradigmática com relação ao direito animal e combate aos maus-tratos. Academia De Direito, 2, 615–634. https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.3089

Edição

Seção

Artigos