Feminicídio em Santa Catarina

direito penal como instrumento de controle à violência contra a mulher

Autores

  • Gabriela Czornei Universidade do Contestado (UnC)
  • Alan Pinheiro de Paula Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.3081

Palavras-chave:

Mulher, Violência, Feminicídio, Santa Catarina, Direito Penal

Resumo

O feminicídio pode ser considerado como eliminação da vida da mulher em contexto de violência doméstica, justamente pelo fato de a vítima ser mulher. Este trabalho se justifica em relação ao impacto da criação da qualificadora do feminicídio nos casos de violência contra as mulheres, notadamente no Estado de Santa Catarina. O presente estudo deu-se pelo método indutivo, por meio de pesquisa bibliográfica, doutrinária e de relatório de pesquisas realizadas no Brasil. Objetiva-se pesquisar os casos ocorridos anteriormente à criação da Lei n.° 13.104/15 e quais as mudanças que ocorreram após a sua entrada em vigor. Busca-se refletir sobre os direitos das mulheres ao longo da evolução histórica até os dias atuais. Busca-se também compreender os meios utilizados para a proteção das mulheres, se os referidos meios são eficazes ante a sociedade brasileira e de que forma o Direito Penal reprimiu ou não a violência doméstica.

Biografia do Autor

Gabriela Czornei, Universidade do Contestado (UnC)

Graduanda em Direito, Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Alan Pinheiro de Paula, Universidade do Contestado (UnC)

Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Especialista em Gestão de Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Especialista em Direito Constitucional pela Damásio Educacional. Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Professor de Direito na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e na Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil. Delegado de Polícia.

Downloads

Publicado

2020-11-13

Como Citar

Czornei, G., & Paula, A. P. de. (2020). Feminicídio em Santa Catarina: direito penal como instrumento de controle à violência contra a mulher. Academia De Direito, 2, 692–714. https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.3081

Edição

Seção

Artigos