A providência jurisdicional e a percepção de auxílio-doença à mulher vítima de violência doméstica

Autores

  • Larissa da Silva de Assis Universidade do Contestado (UnC)
  • Alan Pinheiro de Paula Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3076

Palavras-chave:

Previdência, Auxílio-doença, Violência, Jurisprudência, Mulher

Resumo

A seguridade social compreende a interação entre os Poderes Públicos e a sociedade e tem como um de seus objetivos o direito à previdência social. Elencada como instrumento da ordem social, é classificada como direito fundamental de segunda geração e, desta forma, imprescindível a atuação do Estado. O objetivo do presente trabalho foi demonstrar a necessidade de o Estado amparar vítimas de violência doméstica por meio do benefício previdenciário auxílio-doença. Mesmo com a promulgação da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), a prestação estatal é indispensável para atender as necessidades dessa categoria vulnerável. Com isso, esta pesquisa tomou como base decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça – STJ, que determinou ao Instituto Nacional do Seguro Social o pagamento do citado benefício às vítimas de violência doméstica, cabendo a esta autarquia, por sua vez, buscar o ressarcimento do erário diante da indisponibilidade do interesse público. O presente estudo deu-se pelo método indutivo e por meio de consultas bibliográficas, leitura de artigos, jurisprudência e interdisciplinaridade, a partir da apresentação e compreensão da providência jurisdicional à mulher vítima de violência doméstica.

Biografia do Autor

Larissa da Silva de Assis, Universidade do Contestado (UnC)

Graduanda em Direito, Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Alan Pinheiro de Paula, Universidade do Contestado (UnC)

Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professor de Direito na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e na Universidade do Contestado (UNC). Delegado de Polícia.

Downloads

Publicado

2021-02-10

Como Citar

Assis, L. da S. de, & Paula, A. P. de. (2021). A providência jurisdicional e a percepção de auxílio-doença à mulher vítima de violência doméstica. Academia De Direito, 3, 168–190. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3076

Edição

Seção

Artigos