A necessidade de tutela específica aos direitos dos animais domésticos

Autores

  • Valléria Ritzmann Ribas Universidade do Contestado (UnC)
  • Elizeu Luiz Toporoski Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.3073

Palavras-chave:

Animais domésticos, Família, Guarda, Convivência

Resumo

O presente artigo discute os aspectos mais relevantes acerca da inclusão dos animais domésticos nos núcleos familiares e da possibilidade de guarda compartilhada, em casos de separação de casais. Registra-se a inexistência de Legislação Federal específica acerca dos casos em comento. É necessário, portanto, o estudo das relações sociais dos animais que vivem em âmbito familiar e que formam um novo conceito de família, a multiespécie, para amparar a respectiva normatização. O problema aventado consiste na análise histórica da função dos animais domésticos, sua atual forma de inserção nas famílias e como isso têm ocasionado mudanças na vida das pessoas. Importante destacar que o animal não deve ser tratado como um mero objeto, mas como ser senciente. A metodologia consiste na análise da Constituição Federal e das lições doutrinárias e jurisprudenciais, além da utilização dos métodos indutivo, dedutivo e comparativo. Considerada a relevância do assunto, é essencial a provocação da atividade legislativa para delinear a vivência dos animais domésticos nos núcleos familiares, conferindo não apenas direitos, mas alento, a todos os envolvidos nestas novas relações de amor.

Biografia do Autor

Valléria Ritzmann Ribas, Universidade do Contestado (UnC)

Graduanda de Direito. Universidade do Contestado (UnC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Elizeu Luiz Toporoski, Universidade do Contestado (UnC)

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-Graduação (especialização) em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná/Faculdades Integradas do Brasil. Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Unibrasil. Docente da Universidade do Contestado (UnC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-10-27

Como Citar

Ribas, V. R., & Toporoski, E. L. (2020). A necessidade de tutela específica aos direitos dos animais domésticos . Academia De Direito, 2, 653–672. https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.3073

Edição

Seção

Artigos