Os animais domésticos como sujeito de direito

análise sobre o PL 6.054/2019

Autores

  • Caroline Mariane Grando Universidade do Contestado (UnC)
  • Morgana Henicka Galio Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.2907

Palavras-chave:

Direito civil, Proteção dos animais, Personalidade jurídica

Resumo

O presente artigo relata a busca pela aprovação dos animais domésticos como sujeitos de direitos no ordenamento jurídico. Para tanto, inicia-se com a história da evolução dos animais domésticos, desde o início dos tempos, quando o ser humano aprendeu a domesticá-los, até os dias atuais, em que os animais são parte da família e contribuem, inclusive, para melhorar a saúde e o bem-estar dos seres humanos. Diante disso, surgiu o principal questionamento: considerando o conceito de sujeito de direitos previstos no ordenamento jurídico atual, quais são as alterações buscadas pelo PL 6.799/2013 que altera a personalidade jurídica dos animais domésticos? A pesquisa utiliza o método dedutivo, partindo da teoria de base civil sobre sujeito de direito, para análise dos animais como sujeitos de direito e projeto de lei n. 6.799/2013. Utiliza as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, a partir da consulta de doutrina, legislação e jurisprudência. O objetivo principal desse artigo é estudar sobre os animais domésticos como sujeito de direito, assim, serão analisados o conceito do sujeito de direito, as teorias sobre os animais domésticos e o projeto de lei e suas consequências. Conclui-se, por fim, que a sociedade necessita que tal mudança seja permanente, para que as pessoas comecem a ver os animais domésticos como seres que precisam de proteção, respeito e dignidade e, com isso, possam conviver de forma mais tranquila e amigável.

Biografia do Autor

Caroline Mariane Grando, Universidade do Contestado (UnC)

Graduanda em Direito pela Universidade do Contestado (UnC). Campus Concórdia, Santa Catarina. Brasil.

Morgana Henicka Galio, Universidade do Contestado (UnC)

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Professora no Curso de Direito da Universidade do Contestado (UnC) - Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-10-27

Como Citar

Grando, C. M., & Galio, M. H. . (2020). Os animais domésticos como sujeito de direito: análise sobre o PL 6.054/2019. Academia De Direito, 2, 635–652. https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.2907

Edição

Seção

Artigos