Multiparentalidade e exercício do poder familiar

desafios e implicações ao direito de família em transformação

Autores

  • Emanuele Chadai Boyanowski Universidade do Contestado (UnC)
  • Camila Hacker Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.2342

Palavras-chave:

Afetividade. Igualdade. Multiparentalidade. Poder familiar.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade examinar como o poder familiar se consubstancia em situações de multiparentalidade. É cediço ressaltar que eventuais conflitos podem surgir diante do exercício da paternidade ou maternidade simultânea, fato que deveras necessita de um estudo aprofundado, haja vista a inexistência de legislação específica ao tema, assim como, quanto a extensão dos efeitos jurídicos produzidos por ela. Utilizando-se dos diversos conceitos doutrinários quanto à família, exercício do poder familiar e multiparentalidade, o estudo decorre principalmente de pesquisa bibliográfica, doutrinaria e jurisprudencial, por meio de pesquisa qualitativa, conforme método dedutivo, utilizando-se da lógica e da dedução para obter-se uma resposta ao problema. Como possível conclusão, entende-se que se faz necessário que sejam garantidos aos pais socioafetivos os mesmos direitos e deveres assegurados aos pais biológicos, sem que uma paternidade ou maternidade prevaleça sobre a outra. Embora o termo possa ser considerado recente, a jurisprudência vem se revelando pacífica, vez que com a tese de repercussão geral fixada pelo STF no julgamento do RE nº 898.060 percebeu-se a inclinação dos demais tribunais em amparar esse tema, mantendo-se as duas formas de paternidade sem que seja excluído o poder familiar da outra.

Biografia do Autor

Emanuele Chadai Boyanowski, Universidade do Contestado (UnC)

Graduanda em Direito pela Universidade do Contestado, Campus Canoinhas. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Camila Hacker, Universidade do Contestado (UnC)

Advogada. Professora do Curso de Direito. Universidade do Contestado. Campus Canoinhas. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-03-17

Como Citar

Boyanowski, E. C., & Hacker, C. (2020). Multiparentalidade e exercício do poder familiar: desafios e implicações ao direito de família em transformação. Academia De Direito, 2, 187–210. https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.2342

Edição

Seção

Artigos