Juizado especial cível da comarca de Canoinhas

efetividade dos direitos com consequente desafogamento do poder judiciário

Autores

  • Gabrieli Leal dos Santos Universidade do Contestado
  • Danielly Borguezan Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.2324

Palavras-chave:

Juizado Especial Cível da Comarca de Canoinhas, Desafogamento do Poder Judiciário, Cumprimento integral, Ditames legais

Resumo

Deveras, a Lei 9.099 de 1995, a qual regulamenta os Juizados Especiais Cíveis e Criminais, traz em seu bojo processual princípios que deverão estar presentes em toda a orientação do processo, os quais se encontram elencados no artigo 2º da referida Lei. Considerando que o processo, obrigatoriamente, para se enquadrar no âmbito da lei em comento, necessita ser orientado pela oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, buscando sempre a conciliação, relevante se torna a pesquisa a fim de estudar se esses ditames são cumpridos, integralmente. A par disso, o presente trabalho tem por objeto vislumbrar se o Juizado Especial Cível da Comarca de Canoinhas/SC, cumpre, na íntegra, os ditames acima, trazendo a baila uma comparação anual dos últimos dez anos de atuação dessa justiça na Comarca, objeto este inédito no Curso de Direito da Universidade do Contestado – UnC, Campus Canoinhas. Ademais, visa-se analisar se, consequentemente, o Juizado em apreço é apto a desafogar a superlotação do Poder Judiciário. Dessa forma, o presente trabalho se desenvolveu através de pesquisa de campo culminada à teórica, se valendo do caráter exploratório com a aplicação de um questionário contendo perguntas, de caráter predominantemente aberto, aplicado à servidora chefe do cartório do Juizado Especial Cível da Comarca, após ter sido submetido e aprovado pela Plataforma Brasil. Esclarece-se que a pesquisa teve por base o controle interno do Poder Judiciário, SAJ Estatística, e a experiência enfrentada nos anos de atuação da servidora.

Biografia do Autor

Gabrieli Leal dos Santos, Universidade do Contestado

Graduanda em Direito pela Universidade do Constestado (UnC). Campus Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Danielly Borguezan, Universidade do Contestado

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado (UnC) Canoinhas/SC (2015), especialista em Processo Civil (2006) e graduada em Direito (2005) pela mesma instituição. Advogada, Coordenadora do Curso de Direito da Universidade do Contestado e docente da mesma instituição. Está vinculada ao grupo de estudos interdisciplinar em Ciências Humanas – CNPQ. Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-01-08

Como Citar

Santos, G. L. dos, & Borguezan, D. (2020). Juizado especial cível da comarca de Canoinhas: efetividade dos direitos com consequente desafogamento do poder judiciário. Academia De Direito, 2, 25–44. https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.2324

Edição

Seção

Artigos