Direito a escolher morrer versus direito à vida

reflexões sobre a eutanásia

Autores

  • Diogo Tibuscki Universidade do Contestado
  • Ana Cássia Gatelli Pscheidt Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.2314

Palavras-chave:

Eutanásia., Legislação brasileira., Vida., Morte.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo principal trazer algumas reflexões sobre a eutanásia, bem como analisar os aspectos jurídicos e morais que lhe são contrários. A eutanásia e o suicídio assistido são práticas proibidas no Brasil, mas que já são realidade em outros países como a Bélgica e a Holanda. Trata-se da possibilidade de promover uma morte digna a pacientes portadores de doenças e em estado terminal. Os defensores da prática alegam que o cidadão deve ter o direito de ter uma morte digna e de optar por colocar fim ao seu sofrimento. Já os críticos da eutanásia afirmam que a vida deve ser preservada em qualquer hipótese, o que envolve também aspectos morais e religiosos. Quanto à legislação brasileira, o artigo 5º da Constituição Federal e o Código Penal barram a execução da eutanásia e do suicídio assistido, embora não exista nenhuma lei específica que os proíba. Estas discussões sempre causam polêmica e até o momento não se chegou a um consenso no Brasil, mas o assunto merece e deve ser discutido no âmbito do Direito.

Biografia do Autor

Diogo Tibuscki, Universidade do Contestado

Acadêmico do Curso de Direito da Universidade do Contestado (UnC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Ana Cássia Gatelli Pscheidt, Universidade do Contestado

Especialista em Metodologia da Educação no Ensino Superior, Direito Processual Civil e Direito Ambiental. Professora e Coordenadora Adjunta do Curso de Direito da Universidade do Contestado (UnC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-04-03

Como Citar

Tibuscki, D., & Pscheidt, A. C. G. (2020). Direito a escolher morrer versus direito à vida: reflexões sobre a eutanásia. Academia De Direito, 2, 211–227. https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.2314

Edição

Seção

Artigos